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A matriz de planejamento estratégico do líder cristão

A ideia de planejamento estratégico está tão profundamente arraigada em nossa compreensão dos negócios que a maioria dos líderes estabelece metas rotineiramente. Mas muitas empresas não conseguem atingir suas metas porque não possuem o conjunto necessário de disciplinas de planejamento estratégico. As metas podem impulsionar a execução da estratégia, mas somente quando estão alinhadas à missão da empresa e aos imperativos atuais, levam em conta todas as áreas funcionais e permitem uma adaptação ágil à medida que as circunstâncias mudam. 

Embora alguns possam levantar as mãos e concluir que um mercado VUCA dinâmico nega o mérito do planejamento estratégico, na verdade ele ressalta a necessidade da disciplinas de planejamento, estruturas ágeis, loops OODA e ciclos PDCA ancorados em um scorecard resiliente e alinhado à visão.

"O objetivo de uma disciplina de planejamento rigorosa é aumentar e institucionalizar

a agilidade de uma equipe, não sua dificuldade ou fragilidade."

Na descrição das tribos do exército do rei Davi, os homens de Issacar eram conhecidos por terem um "discernimento dos tempos" (1 Crônicas 12:32). Eles podem não ter sido os líderes mais inteligentes ou instruídos, mas eram hábeis em discernir seu contexto, sabiam para onde conduzir a nação e estavam alinhados como uma equipe unida. Não sabemos o que nosso futuro nos reserva, mas sabemos que muito será exigido de nós. Precisamos ser líderes issachianos hoje - líderes disciplinados e focados que pastoreiam fielmente nossos funcionários, famílias e comunidades. 

Estamos em uma posição de construir, expandir e criar plataformas de demonstração do evangelho em um momento crucial da história. A cultura, a adaptabilidade, a inovação resiliente e as equipes de alto desempenho são essenciais para mantermos a nossa situação atual. Nos locais em que existe uma grave ruptura, os administradores com uma mentalidade de "propósito maior" devem criar negócios que tragam cura.

Um Balanced Scorecard para Negócios como Ministério

Há vários "sistemas operacionais" de planejamento e execução para escolher. O uso de uma estrutura formal nos leva a avaliar nossos desafios e capacidades, definir nossas metas e medidas, comunicar planos e comemorar o progresso. 

Popularizados pela primeira vez por Kaplan e Norton, os balanced scorecards impulsionam o alinhamento, a execução e a medição dos objetivos estratégicos em todas as funções de negócios. O C12 adaptou essa metodologia para construir Grandes Negócios para Grandes Propósitos em sua exclusiva Matriz de Alinhamento de 5 Pontos (MA5P), integrando o ministério como uma dimensão adicional para a definição e o acompanhamento de metas.

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A missão, a visão e os valores estão no centro da MA5P. As setas que saem do centro indicam que esses princípios fundamentais moldam e orientam tudo em nossos negócios, inclusive políticas, práticas, processos, prioridades, decisões e metas. As setas que apontam para o centro significam a contribuição feita por cada área funcional da empresa para alcançar nossa missão e visão. 

A adaptação do C12 é única, pois incentiva os líderes a examinar cada área funcional da empresa em relação às demais. Nossa estratégia de negócios deve ser contextual, considerando a totalidade de nossos negócios, desenvolvendo metas e estratégias específicas para cada área funcional. Para maximizar os resultados, os líderes devem tornar seus objetivos e planos conhecidos em toda a organização e revisitar o progresso com frequência. Cada um desses componentes do processo de planejamento é necessário para priorizar os esforços adequadamente e envolver as partes interessadas de forma apropriada.

Trabalhe de forma inteligente e rápida

Com base em dados de mais de 4.000 entrevistados em 124 organizações, apenas 28% dos executivos e gerentes de nível médio responsáveis pela execução da estratégia conseguiram listar três das prioridades estratégicas de sua empresa. Em "A Vantagem Decisiva", Patrick Lencioni ensina que a saúde organizacional depende da criação, comunicação e reforço da clareza em relação aos princípios, estratégias e objetivos centrais da empresa. Os líderes devem promover o alinhamento da equipe definindo metas ambiciosas, traduzindo-as em métricas e marcos específicos, tornando-as conhecidas em toda a organização e discutindo frequentemente seu progresso. Podemos criar metas que sejam tanto SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e baseadas no tempo) quanto FAST (frequentemente discutidas, ambiciosas, específicas e transparentes).

Quando as metas corporativas são incorporadas em discussões contínuas, os membros da equipe podem alinhar suas ações com a direção geral da organização, e os líderes podem analisar o progresso, alocar recursos e priorizar iniciativas. As estratégias que influenciam as atividades cotidianas são suficientemente simples para que os líderes de todos os níveis da organização possam entender, comunicar e lembrar. Tornar as metas ambiciosas, em vez de apenas alcançáveis, minimiza o risco de definir metas excessivamente conservadoras.

"Os planos são inúteis, mas o planejamento é tudo. Há uma distinção muito grande porque, quando você está planejando uma emergência, deve começar com uma coisa: a própria definição de 'emergência' é que ela é inesperada, portanto, não vai acontecer da maneira que você está planejando." —Dwight D. Eisenhower

Planejamento de cenários

Quão ágeis são suas estratégias? Quão resiliente é a sua equipe? Faça o download do nosso Guia de Planejamento Estratégico para alinhar sua equipe de liderança e criar um plano sólido e adaptável para o próximo ano.

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