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Erradicar a Mediocridade,
Elevar a Excelência

Você tem se decepcionado com um desempenho medíocre em seus negócios? Você quer construir um negócio mais excelente? Excelente significa extremamente bom, elevado, virtuoso e de qualidade inestimável. Muitas empresas comumente afirmam incorporar estes atributos, listando a excelência como um de seus valores primordiais. Para essas empresas, bens e serviços de qualidade são expectativas fundamentais. No entanto, se analisássemos mais a fundo sua organização, encontraríamos uma cultura de trabalho próspera? Uma gestão financeira irrepreensível? Relações respeitosas com os fornecedores? ... Você encontraria isso em seu próprio negócio?

O contrário de excelência é mediocridade, o que significa de qualidade, valor ou desempenho moderado ou mediano. A mediocridade está ao nosso redor, desde a entrada na faculdade, nos processos de recrutamento de pessoal, até na política. Há uma razão pela qual este fenômeno tem sido rotulado de “armadilha da mediocridade”— dá trabalho escapar deste padrão mental.

Quais são suas expectativas em relação à qualidade quando você descobre que algo é "Cristão"? Você supõe que é excelente? Embora muitas marcas cristãs se destaquem por seu serviço, produto, trabalho ministerial e liderança de mercado, os esforços de mercado dos Cristãos muitas vezes ficam aquém da excelência em muitas áreas. Cada uma de nossas empresas contribui para a boa reputação dos negócios liderados por Cristãos. Como mordomos, devemos procurar erradicar as percepções da mediocridade cristã e buscar superar até mesmo as coisas boas para operar com o mais alto grau de excelência possível. Toda a humanidade carrega a imagem e semelhança de Deus, mas os Cristãos têm um dever especial de representá-lo nesta terra (Gn 1:26-27). Pedro diz que fomos escolhidos para proclamar as excelências de Cristo e para nos tornar "participantes da natureza divina [de Deus]" (1Pd 2,9; 2Pd 1,3-4). Somos chamados a ser Seus representantes em tudo o que falamos e fazemos, e isso inclui nosso trabalho (Col. 3:17, 23; 1 Cor. 10:31).

Onde você detectou que a mediocridade se tornou o padrão aceito na indústria que você atua? Onde a excelência diferencia sua empresa da sua concorrência? Quando a qualidade de nosso trabalho não está boa, também não está boa o exemplo que temos dado de Cristo.

Aperfeiçoando Nosso Objetivo

Filosoficamente, o que é "bom" ou "excelente"? Como é visto e medido em um negócio? Nosso valor de excelência pode ser expresso através de palavras e símbolos, mas sabemos que as ações falam mais alto que as palavras. O que acreditamos ser melhor expresso por nossa diligência e qualidade de trabalho. As métricas de qualidade nos negócios incluem defeitos, retrabalho, longevidade, confiabilidade e capacidade de serviço. As Escrituras dizem “tudo o que fizer”, faça de todo o coração como para o Senhor (Col. 3:23-24; Ecles. 9:10). Encaixados em todos os aspectos de nossos negócios está uma oportunidade de refletir o caráter de Deus. Uma declaração apócrifa atribuída a Martinho Lutero coloca-a desta forma:

"O sapateiro Cristão cumpre seu dever não colocando pequenas cruzes nos sapatos, mas fazendo bons sapatos, porque Deus está interessado no bom ofício".

 

Quando "fazemos bons sapatos", ou em nosso caso, construímos Grandes Negócios, mostramos a excelência de Cristo para o mundo. Tudo, dos cartões de visita às mídias sociais, da sala de reuniões às placas de identidade visual, tudo importa porque tudo comunica quem somos, o que valorizamos e o que podem esperar de nós.

Metaforicamente, uma forma de pensar a qualidade é compará-la a um alvo. Arremessar sobre qualquer ponto é muito fácil. “Acertar na mosca”, contudo, é muito mais difícil. Com prática, foco e consistência, nossas chances e resultados melhoram continuamente à medida que nossos dardos vão se aproximando do ponto central do alvo. Em nossos negócios, provavelmente podemos vencer a mediocridade sem muito esforço, mas é bem mais difícil alcançar perfeição. Apesar da dificuldade, Cristãos são chamados a serem como Cristo, que é perfeito. Então, buscamos a perfeição e nos contentamos com a excelência.

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Se a qualidade dos negócios fosse ilustrada em um alvo, teríamos como objetivo o centro, que seria a perfeição, mas nos contentaríamos com a excelência.

 

Construindo uma Visão de Excelência

 

Os grandes líderes possuem grandes expectativas, as quais não se comprometerão. Eles têm um objetivo em vista e levam as pessoas em direção a esse objetivo. Assim, a visão tem um papel fundamental para alcançar a excelência organizacional (Prov. 29:18). Para construir uma cultura de alto desempenho, os grandes líderes estabelecem a visão e as expectativas e nunca se contentam com menos. 

 

Horst Schulze, cofundador da Ritz-Carlton Hotel Company, é conhecido por estabelecer altos padrões de serviço. Em seu livro Excellence Wins, Schulze compartilha suas filosofias visionárias para ser o melhor nos negócios, destacando a importância de um reforço contínuo: "Devido a um compromisso comum com altos padrões - reforçados de forma contínua - a empresa avança constantemente". Mesmo quando experimentam o sucesso, as empresas visionárias continuam procurando e melhorando os defeitos ocultos para se aproximarem da verdadeira excelência.

10 Práticas de Empresas Visionárias

1. Aliam visão, propósito e metas
2. Aderem a valores organizacionais duradouros
3. Operam de acordo com o plano estratégico divulgado
4. Perseveram e focam diligentemente
5. Opõem-se e superam o
status quo
6. Comprometem-se em contratar e treinar para alinhamento à visão
7. Equipam colaboradores para articular missão, visão e valores
8. Inspiram contínuo aprendizado e inovação
9. Cultivam uma rica reserva de talento interno
10. Perseguem oportunidades disponíveis

De acordo com o apóstolo Paulo, a excelência deriva do foco naquilo que é verdadeiro, puro e digno de louvor.(Fp 4:8) Enquanto Cristãos no mundo dos negócios, uma “visão digna” e um propósito verdadeiro, puro e digno de louvor que podemos ter é usar nossos negócios como ferramentas para o ministério. A mentalidade BaaM (Negócios como Ministério) sabe que nossa missão, visão e valores devem transcender tudo o que fazemos nos negócios. Quando ficamos aquém dessa integração, qualquer um deve sentir-se autorizado e seguro para expor essa falha, mesmo que isso signifique nos desafiar como líderes.

Indicadores de Mediocridade Cultural x Excelência

A comparação a seguir retrata o cenário de duas culturas organizacionais. Uma incorpora as práticas visionárias descritas acima e desfruta de uma cultura próspera de excelência. A outra sofre com uma cultura medíocre por causa de uma liderança medíocre. Qual lista descreve melhor as atitudes e atividades dentro de sua organização?

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Decepcionada com as práticas da indústria, a Membro do C12 e Presidente da Beacon Wealth Consultants, Inc., Cassandra Laymon, juntamente com sua equipe, se comprometeram a aplicar valores bíblicos de excelência em seu modelo de negócios. Eles transformaram seus negócios em uma empresa líder do setor e um modelo de boa administração.

Mudando uma perspectiva predominante

C.S. Lewis sugeriu: "O mundo não precisa de mais livros Cristãos". O que ele precisa é de mais cristãos escrevendo boa literatura". Poderíamos adaptar esta citação ao mercado dizendo "Não precisamos de mais empresas Cristãs; precisamos de mais Cristãos liderando excelentes negócios como ministérios".

Pensamentos como a complacência, a prevenção e a justificação perpetuam as culturas de mediocridade no local de trabalho. O preço das empresas eficazes como ministério é a atenção constante, o esforço contínuo e o comprometimento. A facilidade da complacência pode seduzir os líderes a desconsiderar estes hábitos importantes. Mas uma vez que os líderes escolhem a complacência, eles perpetuam a mediocridade em si mesmos e em seus negócios como um todo. Que comportamentos ou atitudes você detecta em sua organização que refletem uma cultura de mediocridade? Que ações você pode tomar para ajudar a empresa a crescer em integridade, excelência e ética de trabalho? 

Em Mateus 5, Jesus nos descreve como uma luz para Seu reino, criados para boas obras que glorificam nosso Pai. Se nossas vidas fossem diferentes por causa de Jesus, então nossos negócios também deveriam. Nosso chamado como líderes é rejeitar qualquer mentira ou meia verdade que domine o mercado e, em vez disso, alinhar-se à palavra de Deus. A luz de nossa excelência consistente e desempenho de alto nível carrega o poder de expulsar a escuridão de um mundo medíocre.

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Você tem companheiros que podem ajudar a torná-lo responsável e aconselhá-lo para uma grande excelência pessoal e empresarial? Os líderes do C12 se reúnem a cada mês para fazer exatamente isso. Faça parte!

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