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Ter Uma Cultura Próspera Agora é Mais Importante do que Nunca.

Medir o engajamento dos funcionários é o primeiro passo para criar uma cultura próspera no ambiente empresarial. Embora a cultura da empresa sempre tenha sido importante, no cenário atual, os funcionários esperam de seus empregadores uma boa cultura no local de trabalho. Os empregadores estão competindo na busca por talentos como nunca antes. Ter uma percepção da satisfação de seus funcionários é essencial para construir Grandes Negócios para Grandes Propósitos

Estamos vivendo tempos interessantes e desafiadores para os líderes empresariais. Nos últimos anos saímos de uma pandemia global para nos depararmos com novos obstáculos. Do lado dos Recursos Humanos, estamos passando por um aumento salarial, um mercado de trabalho apertado e uma alta rotatividade. Enquanto isso, a inflação, as dificuldades na cadeia de fornecimento, as divisões políticas e as incertezas globais continuam a pressionar nossos negócios. 

Subjacente a estas realidades atuais está uma transição geracional significativa. Muito foi feito com a entrada dos "Millennials" no local de trabalho vinte anos atrás. Eles são hoje a linha de frente e os gerentes intermediários, enquanto a "Geração X" passou a ocupar cargos de gerência sênior. Enquanto isso, os "Baby Boomers" estão se aposentando rapidamente e a "Geração Z" está emergindo para a força de trabalho. 

Transformar o local de trabalho em um lugar onde a realização pessoal, o direito de influenciar e ter uma missão significativa são as expectativas básicas dos trabalhadores está quase concretizado. Para os funcionários hoje, a cultura não é um pensamento secundário, na verdade é uma expectativa no local de trabalho. Estes funcionários esperam carreiras satisfatórias e com alto engajamento deles. Os funcionários de hoje não estão dispostos a trabalhar para uma organização tóxica meramente por precisarem prover para suas famílias ou para servir a Deus.

Existem alguns princípios básicos acerca de ambientes de trabalho prósperos que persistem apesar das estações. Quando  líderes entendem quais são os principais fatores para ter um bom local de trabalho, sua organização irá prosperar à medida que as condições evoluírem. Um local de trabalho próspero não se trata de usar a mesma estratégia que sempre funcionou. Ao invés disso, precisamos estar dispostos a experimentar novas estratégias para ter sucesso em circunstâncias emergentes.

O Que é a Cultura do Local de Trabalho e Por Que ela Importa?

A cultura pode ser pensada em "como nós fazemos as coisas por aqui". Ela é composta de crenças e valores que um grupo expressa em prioridades, decisões e, acima de tudo, comportamentos. De forma formal e informal, a cultura é estabelecida pelas autoridades deste grupo, geralmente identificados como líderes. Estes formadores de cultura comunicam e reforçam normas que moldam as expectativas e ações das pessoas deste grupo.

A cultura de um grupo afeta poderosamente o quanto as pessoas se envolvem pessoalmente com o que o grupo está fazendo. Quanto mais uma cultura organizacional prospera, mais energia, diligência e alegria os funcionários trazem para o que estão fazendo. Eles são mais honestos, mais confiantes e mais unidos, o que desperta extraordinária cooperação e criatividade.

Como Você Reconhece a Saúde de Sua Cultura?

Como você mede a "pressão" organizacional e percebe se está correndo riscos com seus funcionários? Medindo o engajamento dos funcionários! Ao longo de anos de pesquisa com empresas e organizações cristãs, o Best Christian Workplaces (BCW) tem encontrado padrões previsíveis na cultura do local de trabalho. E podemos medir estas categorias para determinar o nível de engajamento dos funcionários.

Em 2021, a BCW pesquisou 48.600 funcionários e descobriu que pouco mais da metade dos funcionários se sentia  ativamente engajados com seu trabalho.
 

A boa notícia é que 54% dos funcionários que foram entrevistados estavam engajados em seu trabalho. Eles trabalham com paixão e estão conectados com a missão de sua organização. Eles se esforçam voluntariamente em seus trabalhos. Essas pessoas estão inovando e impulsionando suas organizações. Essa é a boa notícia.

Mas aqui estão as más notícias, 40% da força de trabalho é neutra, eles não se sentem engajados pelo seu trabalho. Estes funcionários neutros são um sinal de uma cultura pouco saudável. Eles estão ocupando espaço em sua organização, mas não estão trabalhando com energia ou paixão. Como eles trabalham de forma automática, e não tem resultados brilhantes e melhores na empresa. 

E a notícia fica pior. 6% dos funcionários estão ativamente aéreos. Embora isto pareça uma pequena porcentagem, significa essencialmente que 6 em cada 100 funcionários não estão apenas no "automático", mas espalham insatisfação e sentimentos tóxicos em no local de trabalho. Sua insatisfação pode facilmente influenciar funcionários neutros, e certamente estão prejudicando o que seus colegas de trabalho engajados estão tentando realizar.

Imagine que seus funcionários estão remando em uma corrida:

  • 5 em cada 10 pessoas em um barco estão remando para vencer.

  • 4 em cada 10 não estão em sincronia com o resto da equipe e podem até estar com seus remos no colo.

  • 1 em cada 10 está fazendo um buraco no barco ou remando para trás.

Imagine como seria diferente o resultado de sua corrida se todos os 10 membros de sua equipe estivessem remando para vencer!

Quando você mede o envolvimento dos funcionários e identifica formas específicas de melhorar a cultura do local de trabalho, os benefícios são sentidos em toda a sua organização. O engajamento é quantificável e pode ter um impacto positivo na linha de fundo.

Uma Cultura Próspera tem Impacto no Resultado Final?

Um recente estudo feito pela Gallup sobre o Estado do Local de Trabalho (2022) ressalta uma verdade: cultivar uma boa cultura no local de trabalho leva a uma maior rentabilidade. Esta pesquisa comparou organizações com alto engajamento de funcionários e aquelas com baixo engajamento de funcionários. As diferenças foram impactantes, 23% de diferença na rentabilidade, 10% de diferença na satisfação do cliente e 43% de diferença na rotatividade dos funcionários. 

 

 

O Primeiro Passo Rumo a Uma Cultura Próspera:
Medir o Envolvimento dos Funcionári
os.

Infelizmente, é difícil melhorar uma cultura organizacional se não soubermos o que é a cultura. Todos em uma organização sentem a cultura, mas isso não é o mesmo que nomeá-la. Os líderes precisam ser capazes de identificar o que impulsiona sua organização a crescer. Eles precisam descobrir uma maneira de medir o engajamento dos funcionários. Se não medirmos o engajamento dos funcionários, é fácil não enxergarmos a realidade do que está impulsionando nossas culturas.

A Best Christian Workplaces (BCW) passou duas décadas aprendendo as características que impulsionam as culturas que prosperam em organizações lideradas por cristãos, como medir o engajamento dos funcionários e como orientar as organizações em seu caminho para crescer. 

Enquanto a avaliação completa do BCW inclui perguntas relacionadas aos oito fatores de crescimento, um checklist simplificado é focado em quatro áreas no envolvimento dos funcionários: energia, entusiasmo, paixão e compromisso Com base na pesquisa realizada pela BCW, a resposta de um funcionário a estas quatro perguntas pode refletir a cultura e a saúde geral de uma organização: 

 

"Eu recomendaria a empresa em que eu trabalho a outros como um bom lugar para se trabalhar" - essa é a questão energética.

"Eu classificaria a empresa em que eu trabalho como um lugar excepcional para se servir" - essa é a questão do entusiasmo.

"Eu preferiria permanecer na empresa em que eu trabalho mesmo que uma função comparável a um nível salarial mais alto estivesse disponível em outra organização" - essa é a questão do compromisso.

"Estou motivado a fazer um esforço extra além do que se espera para ajudar a empresa em que eu trabalho a ter sucesso" - essa é a questão da paixão.

O Próximo Passo:

Qual é o seu próximo passo para entender a saúde de sua cultura no local de trabalho e para avançar em direção ao florescimento do local de trabalho?

 

Nós sugerimos um ciclo contínuo de descobrir > construir > crescer.

Tornar-se um local de trabalho próspero começa quando você descobre o nível atual de saúde organizacional da sua empresa. Você mede o engajamento dos funcionários e avalia as causas fundamentais do seu resultado.

Com os dados de envolvimento dos funcionários em mãos, o segundo passo é construir um plano, identificando áreas-chave de foco para o crescimento cultural. O plano incluirá ferramentas e abordagens específicas necessárias para o sucesso.

O terceiro passo é crescer. Nesta fase, uma organização implementa seu plano de melhoria e dá passos concretos em direção à saúde no local de trabalho. 

O ciclo de descobrir > construir > crescer é um ciclo de melhoria contínua. Uma cultura próspera medirá regularmente o envolvimento dos funcionários, identificará questões a serem abordadas e implementará mudanças em novas áreas de melhoria. As empresas que cultivam continuamente sua cultura no local de trabalho são aquelas que eventualmente crescem. Isto leva tempo, conhecimento e um acompanhamento intencional. 

Quando investimos na construção de culturas saudáveis no local de trabalho, honramos a Deus e contribuímos para Sua visão para o desenvolvimento humano. Nossos funcionários tornam-se propositivos, engajados e entusiasmados em alcançar nossos objetivos comerciais. Nossos locais de trabalho prosperam. Quando construímos locais de trabalho prósperos, construímos Grandes Negócios para Grandes Propósitos.

No C12, fornecemos aos CEOs e Empresários Cristãos ferramentas empresariais, grupos de pares e o acompanhamento executivo de que necessitam para prosperar nos negócios e na vida. Para saber mais sobre a abordagem do C12  encontre um Fórum  perto de você. 

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