top of page
Untitled design.jpg

4 pontos de partida para um planejamento estratégico à
maneira de Deus

Vivendo o hoje, preparando-se para o Futuro
 

"Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando."  Tiago 4:13-14

Tiago nos lembra de sermos diligentes e focarmos no presente, porque o amanhã não é garantido. Os Cristãos normalmente empregam esta passagem para atenuar a ansiedade sobre o futuro, mas é importante perceber que este versículo não nos isenta da responsabilidade de planejar com sabedoria.


Enquanto aguardamos por nossa vida eterna no Céu, devemos adotar o último princípio acima: é pecado não fazer o que sabemos que devemos fazer. Confiar em Deus não significa não fazer nada. É um perigoso engano pensar que não precisamos planejar, que somente precisamos orar ou elaborar um plano bem específico e esperar que Deus o abençoe. É ilusório também estabelecer metas e esperar alcançá-las sem mudança de comportamento.

Focar exclusivamente no hoje pode significar desastre no futuro. O Rei Salomão nos adverte, “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” Planejar o futuro não é como olhar em uma bola de cristal; é avaliar para onde as coisas estão apontando enquanto se mantém pronto para adaptar. 

O Rei Davi quis construir um templo para o Senhor. Apesar da nobreza da visão, o Senhor redirecionou o plano de execução de Davi. Em total obediência, Davi não somente ouviu e sujeitou seus planos ao Senhor, mas também deu os passos necessários no seu tempo presente para preparar o futuro. (1 Crônicas 17:1-12 e 22:2-5).

Como olhamos para frente enquanto conduzimos com leveza nossos planos e mantemos nossos olhos em Deus? Fé ativa e mordomia bíblica nos chamam não para vivermos no amanhã e nos preocuparmos com ele, mas para sermos mais sábios por causa do ontem, presentes hoje, atentos com o futuro e ancorados em uma perspectiva eterna.

image.png

Discutimos as seguintes questões em fóruns de negócios recentes do C12. Considere refletir sobre elas também. 

  • Quais atitudes em relação ao planejamento agradam a Deus? Quais atitudes O desapontam?

  • Como você evita o desapontamento ou a frustração quando circunstâncias imprevistas atrapalham seus planos?

  • Quando se trata de planejamento estratégico, como combinar uma mentalidade guiada pelo Espírito com uma administração geral robusta?  

"Estávamos perseguindo nossos sonhos, metas e objetivos com as mãos abertas e abandono implacável,
e permanecendo mortos para os resultados."  -Irmãos Benham 

Diretrizes do Dono

Nossa disciplina de planejamento provavelmente será diferente da do nosso concorrente porque não estamos planejando apenas um negócio, mas um Negócio como Ministério (BaaM). Não queremos nos antecipar à vontade de Deus para nossos negócios. No entanto, queremos assumir a responsabilidade e administrar fielmente o que Ele nos designou. Ser um administrador implica administrar algo que pertence a outra pessoa tendo em mente o melhor interesse dessa pessoa. Como podemos descobrir a vontade de Deus para nossos negócios no próximo ano? Deus nos chama para administrar a bela tensão entre planejar diligentemente e confiar fielmente em Sua providência (Sl 127:1-2). Nós planejamos. Descobrimos o que podemos. Oramos por sabedoria e orientação. Buscamos conselhos de colegas. 

Entre no próximo ano com um plano sólido para administrar de forma responsável e fiel com sua equipe.

bottom of page