top of page

HÁ MUITA COISA ACONTECENDO
( UMA REFLEXÃO)

Leia abaixo uma reflexão escrita pelo fundador do C12, Buck Jacobs:

 

Então, há uma agitação acontecendo. Um tremor chamado pandemia do coronavírus. Eu não tenho uma opinião precisa a respeito. Quanto tempo vai durar? Quão longe vai se espalhar? Quantos morrerão? E a economia? O que eu posso fazer? Essas e outras perguntas passam pelas nossas mentes num ciclo sem respostas claras. E aqui estamos nós, Líderes do Reino, no meio de tudo, chamados para orientar nossas famílias, líderes colegas, funcionários e clientes.

 

A Escritura fala de Deus “abalando o que pode ser abalado, de forma que permaneça o que não pode ser abalado”. (Hb 12:27). Ele tem um jeito de fazer isso, seja de formas grandes ou pequenas. Ele abala as coisas. Ele não é um Deus de status quo. Por que isso é verdade? Isso é verdade porque, em um mundo estático, nós nunca cresceríamos ou seríamos conforme a imagem de Cristo, e não haveria necessidade de fé. Poderíamos simplesmente viver “por vista”. Esse não é o plano dEle (2 Co 5:7).

 

Eu ouvi alguém dizer que somos como tubos de pasta de dente – não conseguimos ver o que está dentro até que seja espremido. O abalo nos espreme, força-nos a sair de nossa zona de conforto, torna-nos inquietos e até receosos. De muitas formas, o abalo nos mostra o que está no interior e em quem e no que confiamos.

 

Desde o começo do C12, tivemos diversos tremores: o escândalo da crise de poupanças e empréstimos (décadas de 80 e 90) e consequentemente a queda do mercado, o 11 de Setembro, a explosão da bolha das empresas “ponto com”, o colapso financeiro de 2008, entre outros. Poderíamos discutir a política cultural singular desta época e o advento do ciclo de notícias 24 horas e uma mídia contraditória, mas o resultado é só uma agitação. Deus ainda está no controle. Esse tremor vai terminar. A menos que Jesus volte, a vida vai continuar.

 

Como líderes cristãos, o que nossos colegas estão esperando de nós enquanto o tremor acontece? Do que eles mais precisam? Eles precisam de exemplos de fé e confiança no Deus Invisível e conselhos sábios firmados na sabedoria dEle. Eles precisam que sejamos nós mesmos! Alguns deles serão desafiados como nunca. Alguns de nós também. Precisaremos ser como nosso Líder que dormiu na tempestade e que fez cessar o vento quando falou. Não seremos abalados com esse temor ou com nenhum outro no futuro. Isso vai passar. Ele é a nossa Rocha e Ele permanecerá.

 

Não se distraia com esse tremor. Mantenha-se firme na sua fé em Jesus e no chamado de líder que Ele tem para você. Uma pequena palavra de alerta enquanto passamos por isso: Guarde o seu coração. Alguns se entregarão ao medo e à dúvida. Tornar-se-ão críticos e suas atitudes podem ser tóxicas. Eles procurarão por comiseração e rejeitarão o otimismo que se baseia na fé. Não cai nessa/Não aceite isso. Em outros momentos como esse, alguns líderes Cristãos cederam, abraçaram o vitimismo, adotaram uma atitude medrosa e pagaram caro por isso. Seja como o homem de Habacuque 3:17-19: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.”

 

Lembre-se, qualquer um pode louvar ao Senhor e dizer que tem fé nEle quando tudo está indo bem, quando estão satisfeitos e quando seus bolsos estão cheios de dinheiro. Temos a escolha de liderar através do exemplo e de ser homens e mulheres cuja fé é real quando o mundo está abalado. Precisamos ser líderes que se posicionam contra o vento e agem como búfalos que correm em direção à tempestade. Estes são os dias que Deus tinha em mente para nós quando Ele nos criou em Cristo Jesus. Não é por acaso e não há surpresa para Ele que "há muita coisa acontecendo".

Buck-Jacobs-Founder-244x244.jpg

Buck Jacobs,
FUNDADOR DO C12

bottom of page